
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Sistema Divina Providência – SDP, com sede em Belo Horizonte – MG, é uma organização filantrópica que há mais de cinco décadas dedica-se ao resgate da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua por meio de uma abordagem integral, oferecendo serviços que abrangem educação, saúde, cultura, esporte, lazer e formação profissional.
Atualmente, a organização é responsável pela gestão de 17 obras sociais, 5 programas, 5 serviços e 21 projetos em Minas Gerais, atendendo pessoas de todas as idades, de 0 a 100 anos, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Todos os meses, o SDP realiza mais de 22 mil atendimentos em diferentes áreas. Entre as principais iniciativas da instituição, destacam-se os projetos voltados para moradia, alimentação e inclusão social, que oferecem suporte essencial a famílias em situação de vulnerabilidade.
Em entrevista com Dolores Bertila, Superintende Geral do Sistema Divina Providência, ela compartilha detalhes sobre o dia a dia da instituição, reafirmando a dedicação e o compromisso que orientam cada ação.
NOTA SOCIAL: O que motivou a criação da organização Sistema Divina Providência?
SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA: O Sistema Divina Providência, SDP, foi criado pelo empresário Jairo Azevedo em 1973, para atender a demanda do cuidado com crianças e jovens, dentro da missão de transformar vidas. A proposta era investir na formação de crianças e adolescentes como forma de plantar um futuro mais justo e igualitário para a sociedade mineira.
A primeira unidade construída foi o Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, e, a partir daí, novas obras foram sendo criadas, como o Lar dos Idosos São José, em 1982, e a Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em 1993. Desde o início de sua trajetória, a instituição tem se dedicado a oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos, focando não apenas na transmissão de conhecimento, mas também no desenvolvimento integral e na formação cidadã.
NS: Quais foram os maiores desafios enfrentados pelo SDP ao longo dos anos?
SDP: Ao longo desses 52 anos, nossa obra cresceu de maneira significativa, sempre acompanhando as demandas da sociedade e oferecendo um trabalho atento e cuidadoso com as pessoas. A busca pela sustentabilidade financeira, essencial para manter a melhoria dos serviços prestados, tem sido um desafio constante, especialmente frente às transformações e aos desafios econômicos enfrentados ao longo das últimas cinco décadas. Em minha gestão, criei um departamento de sustentabilidade, com o objetivo de integrá-lo de forma eficiente a todos os setores da instituição. Esse departamento precisa estar alinhado a uma comunicação que envolva e dialogue com todo o ecossistema da instituição. Embora ainda enfrentemos desafios, temos alcançado progressos significativos e resultados positivos nessa jornada.
NS: Como vocês avaliam o impacto do trabalho realizado nas comunidades atendidas?
SDP: O impacto do nosso trabalho nas comunidades atendidas é amplo e multifacetado, e temos diversos indicadores que refletem nossa atuação. No entanto, antes de focarmos nos números, acreditamos que cada vida transformada é, por si só, uma grande conquista. Atualmente, atendemos mais de 4 mil alunos em 4 escolas públicas localizadas em nossas unidades. Nossos 9 Centros de Formação Profissional, espalhados por Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, já capacitaram mais de 600 mil pessoas, com milhares sendo encaminhadas ao mercado de trabalho anualmente.
Além disso, no Lar dos Idosos, oferecemos cuidado a mais de 100 pessoas, sendo uma referência no atendimento especializado a essa população. Nossos projetos e programas estão alinhados às demandas da Agenda 2030 e contribuem para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente na educação, redução da pobreza e combate à fome, igualdade de gênero, promoção de parcerias e projetos, além do combate ao racismo.
NS: Quais são os projetos da ONG para o ano de 2025?
SDP: Nosso planejamento anual para 2025 apresenta um plano de trabalho focado em três pilares principais: o aumento da captação de recursos, a promoção da excelência na assistência e o fortalecimento da integração do Sistema de Desenvolvimento Pessoal (SDP) com a população mineira. Centrada na missão de promover a dignidade humana, buscamos garantir que nossa instituição cresça de forma sólida e sustentável, com o foco em gerar impacto real e positivo.
NS: Como uma pessoa ou empresa pode contribuir para as ações da organização?
SDP: Recebemos doações por meio de diversas formas, como Pix, nosso site, apadrinhamento de cursos profissionalizantes, além de contar com redes de voluntários e inúmeras oportunidades de participação em projetos, programas e parcerias. O SDP é, acima de tudo, a casa do povo mineiro, e por isso, está sempre de portas abertas para acolher aqueles que desejam contribuir e fazer a diferença.
Para saber mais sobre a organização Sistema Divina Providência, doar ou se voluntariar, acesse o site sistemadivinaprovidencia.org/ ou o Instagram @sistemadivinaprovidencia.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001