UNICEF capacita jovens de Belém com foco na COP 30

Nota Social
13 de janeiro de 2025
  • Geral
Compartilhe

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado do Pará, anuncia uma nova etapa de ações voltadas para jovens de Belém, com o objetivo de prepará-los para oportunidades relacionadas à COP 30. A iniciativa surge como resultado de uma série de oficinas realizadas entre 9 e 13 de dezembro de 2024, que engajaram 267 participantes de cinco territórios urbanos da cidade: Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas.

Durante as oficinas, adolescentes e jovens, com idades entre 14 e 29 anos, identificaram desafios e mapearam oportunidades locais com base na valorização cultural, capacitação técnica e estímulo ao empreendedorismo. O processo teve como prioridade a inclusão de mulheres, jovens negros, indígenas e LGBTQIA+, reafirmando o compromisso da iniciativa com a diversidade e a equidade.

As oficinas foram realizadas através de uma parceria entre o projeto Um Milhão de Oportunidades (1MiO), uma iniciativa do UNICEF que busca promover o acesso seguro de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, e as Usinas da Paz. 

Resultados das oficinas e demandas identificadas:

  • Cabanagem: Turismo comunitário, gestão de resíduos para produção artesanal e biojoias, e criação de conteúdos digitais.
  • Benguí: Cursos de inglês para turismo e capacitação em marketing digital.
  • Guamá: Desenvolvimento de guia comunitário, corredor gastronômico e museu comunitário.
  • Terra Firme: Capacitação em programação, empreendedorismo e línguas estrangeiras.
  • Jurunas: Criação de uma agência de comunicação comunitária e formação em manutenção elétrica.

Próximos passos

A partir dessas escutas, será realizada uma Assembleia Comunitária no primeiro semestre de 2025 para validar as prioridades identificadas nas oficinas e definir os cinco cursos a serem implementados. A execução das capacitações será distribuída em três ciclos intensivos previstos para o período de abril a novembro de 2025, abrangendo cinco Usinas da Paz em Belém e duas na região metropolitana.

O projeto conta com o suporte da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC), da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET). Essas instituições desempenharão papéis fundamentais, desde a articulação operacional até a garantia de suporte pedagógico e institucional.

“Essa parceria reflete a importância de ações coordenadas para preparar a juventude de Belém para as oportunidades e demandas de um evento global como a COP 30, fortalecendo suas competências e promovendo o desenvolvimento dos territórios onde vivem”, afirma Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para o 1 Milhão de Oportunidades.

Para as suas ações de promoção de oportunidades e acesso ao mundo do trabalho decente nos estados do Pará e Maranhão, o 1MiO conta atualmente com a parceria estratégica do Instituto Equatorial.

Sobre 1MiO

A iniciativa, liderada pelo UNICEF, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 160 empresas, 7 estados, 8 centros urbanos, 1.800 municípios e gerou mais de 670 mil oportunidades.

Sobre as Usinas da Paz

As Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. O projeto, elaborado pelo Governo do Pará, é coordenado pela Secretaria de Estado Articulação da Cidadania (Seac).

As Usinas ofertam mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos profissionalizantes, serviços de emissão de documentos, reforço escolar, eventos e outras ações de cidadania, esporte, saúde e lazer. Todas as atividades realizadas são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial tem a missão de gerar impactos tangíveis e sustentáveis em comunidades nas regiões onde o Grupo Equatorial atua, com foco em educação, empregabilidade e inclusão social. Através de parcerias estratégicas busca qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade para um futuro mais próspero, sempre alinhado à sustentabilidade e ao crescimento social responsável. 

Fonte: UNICEF

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.