
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A websérie “Viagem Entre Parques”, lançada no dia 21 de janeiro, convida o público a explorar as paisagens deslumbrantes do Brasil. Realizada pelo Instituto Semeia – organização filantrópica dedicada ao desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação –, e contadas por Dennis Hyde e Letícia Alves, do projeto Entre Parques, as aventuras trazem curiosidades sobre os mais belos parques do país, incluindo um episódio especial sobre o Parque Nacional de Abrolhos, no litoral da Bahia.
No episódio sobre o parque marinho, o casal já avisa que só terá acesso ao destino paradisíaco quem encarar um trajeto que inclui a pernoite num barco. “Nada se compara com aquelas maravilhas. Você acorda com o som das fragatas tentando roubar o peixe dos atobás, mergulha com as tartarugas e curte até o anoitecer, quando o show de luzes avermelhadas dá espaço para um dos céus mais incríveis”, descreve Dennis.
Abrolhos não engloba somente um arquipélago, mas uma importante área de mar, por onde passam anualmente as baleias jubarte, no momento de reprodução ou para dar à luz. Nos anos 80, a realidade desses mamíferos era bem diferente, já que a caça quase dizimou a espécie da costa brasileira.
A partir de uma convenção internacional, as baleias receberam proteção legal, o que fez subir o número desses mamíferos: de 800, na década de 80, para 20 mil jubartes registradas na costa do Brasil atualmente. “Infelizmente, esses animais não estão presentes o ano todo, geralmente aparecem entre julho e outubro. Em relação ao restante do ano, o principal atrativo é o mergulho – e que mar incrível”, destaca a psicóloga Letícia Alves.
No total, ela e Dennis irão apresentar oito episódios na websérie, baseados na experiência do casal que percorreu todos os 75 parques nacionais do Brasil em uma viagem de mais de 90 mil quilômetros de carro e 3.500 quilômetros de trilhas. Com o nome “Viagem Entre Parques”, a série será publicada às terças e quintas-feiras no perfil do Instagram do Instituto Semeia.
“Os parques nacionais misturam a beleza da paisagem à biodiversidade exuberante. Cada um oferece uma experiência ímpar, com vistas deslumbrantes, trilhas que nos levam a cenários surpreendentes e uma imersão total na natureza, que nos lembra da importância de conservar esses espaços para as futuras gerações”, conclui Renata Mendes, diretora-executiva do Instituto Semeia.
Sobre o Instituto Semeia
O Instituto Semeia é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar brasileiros e brasileiras a visitar e se orgulhar dos parques. Acredita que eles são parte de um ciclo virtuoso, funcionando como instrumentos para a conservação ambiental, a transformação social e o desenvolvimento econômico. Promove o turismo sustentável e o desenvolvimento de parcerias que melhorem a infraestrutura e gestão dos parques. Também produz pesquisas e estudos para apoiar a elaboração de políticas públicas e incentivar o debate sobre parques e seus impactos no Brasil. Desde 2011, oferece suporte técnico a mais de 20 governos estaduais, municipais e nacionais e contribui para a conservação de 5.000 km² em 33 parques no Brasil.
Para mais informações, acesse semeia.org.br.
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001