Sescs promovem oficinas em defesa dos Direitos Humanos

Nota Social
19 de março de 2025
  • Cursos e Eventos
Compartilhe

O projeto “Direitos Humanos para Todas as Pessoas” busca sensibilizar o público para a importância da construção de redes solidárias e do fortalecimento de políticas públicas inclusivas. Com uma programação abrangente, os eventos promovidos pelas unidades do Sesc São Caetano e Sesc Santo André representam no Grande ABC a iniciativa do Sesc SP, que promove diálogos, oficinas, apresentações culturais e visita mediada a memorial para fortalecer redes colaborativas e a efetivação dos direitos fundamentais.

A terceira edição do projeto destaca a importância das “Redes Colaborativas” que implica em facilitar o trabalho entre indivíduos, organizações, coletivos, movimentos sociais, lideranças comunitárias e instituições sociais para alcançar objetivos comuns, compartilhar saberes e gerar conhecimento coletivamente. Nesse sentido, com o objetivo de fortalecer e promover essas redes, durante o evento acontecem os LABS DH – espaços dedicados ao encontro e a articulação entre esses grupos que estimulam o intercâmbio de experiências, promovem diálogos, propõe soluções e ampliam conexões.

A programação tem início hoje, dia 19 de março, no Sesc Santo André, com a exibição do filme O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias, um drama de 2006 que retrata a ditadura militar no Brasil sob a perspectiva de um garoto de 12 anos. A sessão acontece às 15h, no Teatro, com classificação indicativa de 10 anos e retirada de convites no dia da atividade. Logo após, às 17h30, ocorre o bate-papo “Memória Política da Ditadura Civil no Brasil”, conduzido pelo coletivo História da Disputa, que trará reflexões sobre o filme e o contexto histórico do regime militar no país.

Amanhã, 20 de março, o coletivo História da Disputa promove uma visita guiada ao Memorial da Resistência, em São Paulo. O percurso inclui pontos históricos da cidade, como a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú e o Theatro Municipal, finalizando no edifício que abrigou órgãos de repressão e hoje é um espaço de memória e reflexão. A participação é gratuita e exclusiva para aqueles que assistiram ao filme e participaram do bate-papo no dia anterior. O encontro acontece às 13h no Sesc Santo André.

Já no dia 21 de março, o Sesc São Caetano recebe o quinteto vocal Os Escolhidos, formado por jovens imigrantes do Congo, República Democrática do Congo e Angola. Com um repertório de músicas tradicionais e autorais cantadas à capela em cinco línguas africanas, o grupo traz ao público uma experiência musical única e emocionante. O show acontece às 20h, na Convivência, com ingressos gratuitos, e classificação indicativa de 12 anos. 

No dia 24 de março, a programação segue no Sesc São Caetano com a palestra “Sexualidade, Direitos Sexuais e Reprodutivos”, ministrada por Dulce Xavier. A atividade propõe um debate sobre os tabus históricos relacionados à sexualidade e ao prazer, além de discutir o papel do movimento de mulheres na luta por direitos sexuais e reprodutivos. O encontro acontece às 19h, na Convivência, com entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos. 

Encerrando a programação, no dia 26 de março, as unidades promovem no Sesc Santo André duas ações voltadas à proteção da infância e juventude. Às 15h, no Espaço de Tecnologias e Artes, ocorre o debate “Crianças e Adolescentes em Situação de Desproteção”, reunindo instituições e serviços do ABCDMRR para discutir os desafios enfrentados por coletivos e organizações que atuam diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A atividade tem classificação indicativa de 16 anos e é gratuita. 

Ainda no Sesc Santo André, das 17h30 às 20h, acontece o “Laboratório de Direitos Humanos”, conduzido pela Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira. O encontro promove uma reflexão sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a importância da proteção social diante do desmonte de políticas públicas. A metodologia, baseada na educação freiriana, propõe um debate participativo em grupos sobre a questão: “Com quem crianças e adolescentes podem contar para garantir sua proteção integral?”. A inscrição é gratuita e deve ser realizada previamente. 

Para mais informações, acesse o portal do Sesc SP ou entre em contato pelo telefone (11) 4223-8800 / 4469-0000.

(Assessoria de Imprensa)
 

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.