
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Com o objetivo de prevenir a violência contra crianças e adolescentes no ambiente digital, o ChildFund Brasil firmou parcerias estratégicas com as prefeituras de Vitória da Conquista (BA), Macapá (AP) e Belo Horizonte (MG). A colaboração viabilizou a oferta gratuita do curso Safe Child – Escola de Proteção Digital, uma iniciativa voltada à conscientização sobre os riscos da internet e à promoção de um uso mais seguro da tecnologia.
O curso é direcionado a crianças e adolescentes, abordando temas como direitos digitais, privacidade e segurança on-line. Além disso, pais, mães, educadores e cuidadores também podem participar da formação para ampliar seu conhecimento sobre o tema. De acordo com Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, a iniciativa fortalece a proteção infantojuvenil por meio da capacitação. “Firmamos um Memorando de Entendimento com os Executivos Municipais, reforçando nosso compromisso em atuar junto ao poder público para garantir um ambiente digital mais seguro para crianças e adolescentes”, afirma.
Em Macapá, a parceria foi oficializada durante o 1° Seminário “Prevenção à Violência e Abuso de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Família (SEMFA). O evento reuniu profissionais da área e resultou na capacitação de cerca de 800 funcionários da prefeitura e parceiros, além da adesão do curso pelo Sistema de Justiça do município.
Já em Belo Horizonte, o curso Safe Child será integrado ao Programa de Inclusão Digital da cidade, permitindo que crianças, adolescentes, educadores e familiares tenham acesso a um conteúdo dinâmico de 16 horas sobre o uso seguro da internet. A parceria foi anunciada em dezembro, durante a certificação de mais de 580 alunos em cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), oferecidos pelo município.
Em Vitória da Conquista, o ChildFund Brasil está em tratativas avançadas para incluir o curso na rede municipal de ensino. O objetivo é garantir que estudantes e seus responsáveis tenham acesso a informações essenciais para fortalecer os laços familiares e a segurança digital dos jovens.
Para Águeda Barreto, coordenadora de advocacy do ChildFund Brasil, expandir o curso para outras cidades é essencial para garantir um ambiente digital mais seguro. “Nosso curso, oferecido de forma gratuita, foi desenvolvido para sensibilizar e mobilizar a sociedade na prevenção dos riscos da internet. A colaboração com as prefeituras fortalece essa missão e amplia o impacto da iniciativa”, explica.
Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo ChildFund Brasil podem ser acessadas em www.childfundbrasil.org.br/cursos.
(Redação Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001