
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Você tem uma ideia ou projeto e quer tirá-lo do papel? Ótimo, então confere essas dicas que podem te ajudar a responder a famigerada dúvida: como abrir um negócio de sucesso?
Antes de iniciar a formalização, é importante e recomendável que você faça a análise de viabilidade e seu plano de negócio, a partir de ferramentas próprias, de um consultor de negócio, ou Sebrae.
Seu projeto é viável? Isso é excelente! Entretanto, antes de abordar os passos iniciais para a formalização, gostaria de trazer um aspecto relacionado ao empreendedorismo que muito me agrada e interessa.
Se assim como eu, você tem o desejo de causar impacto social com o seu projeto ou se sua ideia de negócio é altruísta, você pode ser um empreendedor social, já pensou?
Para conhecer mais sobre empreendedorismo social, clique aqui e consulte o site da Endeavor. Você pode empreender socialmente de forma lucrativa, mediante uma empresa ou, sem objetivar lucro, mediante uma Organização da Sociedade Civil (OSC), popularmente chamada de ONG.
Em temos de formalização, o quadro abaixo demonstra de forma bem simplificada como você pode se estruturar:
Você já tem a análise de viabilidade, o plano de negócio e já sabe qual o seu perfil de empreendedor. Agora recomendo que você pense no nome de sua empresa ou OSC e na marca de seus produtos ou serviços, se for o caso.
Em termos legais, você vai ter que tomar algumas precauções iniciais, como a pesquisa de anterioridade na Junta Comercial local ou Cartório de Títulos e Documentos (para OSCs), a fim de evitar a colidência de nomes, bem como fazer a proteção de seu Nome Empresarial nas Juntas Comerciais dos estados nos quais seu negócio alcançar, a fim de evitar que outras pessoas utilizem o seu nome empresarial. Um profissional da área jurídica ou contábil pode te ajudar.
Em termos de Propriedade Intelectual, ou seja, a marca de sua empresa, marca de seu produto, invenções, direitos autorais, etc, é fundamental que seja feita a proteção perante o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, para resguardar seu direito, bem como evitar que você viole direitos já protegidos por terceiros.
Agora, vou descrever os passos seguintes para formalização do seu negócio:
Após a escolha de um local desejado para instalação do empreendimento, é necessário fazer uma consulta prévia de viabilidade (CPV) junto à Prefeitura Municipal, a fim de certificar que o exercício de sua atividade será permitido no endereço pretendido e quais licenças adicionais devem ser cumpridas, caso existam.
Como já foi dito acima, você precisa pesquisar a viabilidade do nome do seu empreendimento. Essa pesquisa tem por objetivo evitar a colidência com nomes já existentes ou similares. A busca é feita na Junta Comercial ou no Cartório de Títulos e Documentos, dependendo da natureza do seu negócio.
O tipo societário de sua empresa vai depender basicamente de quantas pessoas estarão envolvidas no negócio. Você vai ter sócio? Abaixo alguns exemplos societários:
O Contrato Social ou Estatuto (para as OSCs) é o documento fundador de seu negócio e onde constarão as regras e informações essenciais, como endereço, capital social (para as empresas), objeto social, regras da representação legal, regras e composição da administração, dentre outros regramentos societários.
É um instrumento jurídico de extrema importância, pois definirá, entre outras questões, como serão regidas algumas situações que poderão ocorrer durante a vida do empreendimento.
Deve ser elaborado de acordo com a legislação vigente, assim como as normas dos órgãos oficiais de registro mercantil e/ou civil, sendo importante em sua elaboração, bem como em eventuais futuras alterações, ter o suporte de um advogado e de um profissional contábil.
O contrato social precisa ser vistado por advogado, conforme art. 36 do Decreto 1800/96 e Estatuto da Advocacia.
Alguns dos itens abaixo se aplicam somente às empresas com finalidade lucrativa.
Para estes portes de empresas há tratamento diferenciado e simplificado em vários aspectos, como na questão tributária e comercial por exemplo.
Com exceção do MEI, toda empresa precisa ter um responsável técnico contábil.
Registrou na Junta Comercial ou no Cartório de Títulos e Documentos? Ainda há passos a serem seguidos. Você vai precisar, conforme o seu negócio, dos seguintes documentos:
Além dos registros principais do empreendimento, podem existir ainda outras exigências complementares de acordo com a atividade exercida. Essas exigências via de regra são indicadas na consulta prévia feita antes da constituição do negócio (CPV). Algumas podem ser exigidas antes da liberação do alvará de localização e outras após. Exemplos:
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001