Professores inspiram formulação de nova política pública

Nota Social
20 de março de 2025
  • Educação
Compartilhe

O Dia Internacional da Matemática em 2025, lembrado no último dia 14, representa um marco para destacar o papel da disciplina como uma ferramenta imprescindível para a expressão criativa e o enfrentamento de desafios cotidianos, transcendendo a ideia de ser exclusiva para os mais inteligentes. O tema deste ano: “Matemática, Arte e Criatividade”, instituído pela União Matemática Internacional (IMU), está alinhado às iniciativas de professores de diversas regiões do país, cujos projetos mostram as conexões entre os números e a imaginação, abordando áreas como robótica, dança, culinária quilombola, entre outras. 

As ações se destacam em um momento em que o governo federal inicia uma trajetória que se propõe a construir a primeira política pública nacional voltada para o ensino de qualidade da matemática. Em fevereiro, com o intuito de mobilizar as redes de ensino de todo país sobre a urgência de se olhar para a aprendizagem da disciplina na educação básica, o Ministério da Educação (MEC) realizou o webinário “Somando Vozes por Toda Matemática”. O evento integra as ações preliminares ao lançamento do Programa Toda Matemática. Já no dia 10 de março, o webinário “Multiplicando Percepções por Toda Matemática”, reuniu centenas de educadores, iniciando o diálogo para a “Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática”, que ocorrerá entre os dias 17 e 31 de março de 2025.  

É neste contexto que os projetos a seguir, reconhecidos no Edital Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Itaú Social,  revelam possibilidades efetivas de reavivar o interesse dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental pela matéria. São ideias que saíram do papel e, agora, representam um laboratório de práticas com potencial para inspirar e fundamentar as diretrizes da nova política. “Ao romper com a visão tradicional da matemática como uma disciplina abstrata e distante da realidade, esses professores provam o quanto é possível engajar os estudantes de forma criativa e significativa, conectando os conteúdos aos seus interesses, experiências e contextos culturais”, explica a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel.

Além do conteúdo, os projetos promovem equidade e inclusão: “à medida em que oferecem diferentes formas de acesso ao conhecimento matemático, eles contribuem para reduzir as desigualdades e garantir que todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial”, completa Fernanda.

Essas ações dialogam com o tema do Dia Internacional da Matemática e abrem um novo horizonte para o aprendizado:

  • Em Bacabal (MA), o professor Antônio de Souza Silva usa a robótica com materiais recicláveis para ensinar conceitos de área e volume, unindo matemática e consciência ambiental.

“Os resultados obtidos mostraram que os estudantes participaram mais das aulas de matemática e suas notas melhoraram, não apenas nessa disciplina como em outras.”

  • Em Brasília (DF), a professora Bruna de Sousa de Oliveira criou um Laboratório de Matemática Móvel e Virtual com jogos, modelos 3D e podcasts, para tornar a disciplina mais prática e acessível.

“Sempre observei que, para muitos estudantes, os conceitos matemáticos parecem distantes da realidade e difíceis de aplicar no dia a dia. A partir daí, criamos uma solução que tornou a matemática mais prática e tangível.”

  • Em Petrópolis (RJ), a professora Márcia Viana conecta transformações geométricas no plano cartesiano com a dança, estimulando o aprendizado de forma colaborativa.

“Nunca os vi tão envolvidos. Embora as populares dancinhas do TikTok chamem a atenção dos jovens, o projeto se destaca por seu caráter colaborativo, em que cada estudante tem um papel fundamental.”

  • No Quilombo de Queimada Nova (BA), o coordenador pedagógico José Rosa de Brito resgata o patrimônio cultural quilombola por meio da culinária, ensinando matemática de forma contextualizada.

“Quem vai aprendendo já ensina os demais. É uma abordagem coletiva que gera aprendizado e reforça conceitos de união e partilha, evidenciado, por exemplo, no momento em que trabalhamos frações e dividimos bolos e acarajés em partes iguais.”

  • Em Contagem (MG), a professora Liliane Rezende Anastácio utiliza mapas mentais como ferramenta para ajudar os alunos a organizar o conhecimento e fazer associações entre os conceitos matemáticos.

“Eu observava a dificuldade dos alunos em revisitar e revisar o que aprenderam, dependendo muito de explicações repetidas. Foi nesse contexto que a ideia dos mapas mentais começou a ganhar força. Com o tempo, eles compreenderam que isso não era apenas desenhos ou registros individuais, mas um recurso que podia ser enriquecido coletivamente.”

  • Em Rio Grande (RS), a professora Valéria Souza Farias promove a Semana da Matemática, integrando a disciplina com história, artes e ciências por meio de jogos, competições e projetos.

“Ao integrar a Matemática com outras disciplinas, como história, artes e ciências, promovemos uma visão holística do conhecimento.”

Fonte: Fundação Itaú

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.