ONG oferece bolsas para curso preparatório do ENCCEJA

Nota Social
14 de março de 2025
  • Cursos e Eventos
Compartilhe

O Instituto Cyrela (IC), responsável pela política de Responsabilidade Social da Cyrela, em parceria com a plataforma de ensino on-line Descomplica, está oferecendo 250 bolsas de estudo para um curso preparatório voltado ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). As vagas estão abertas até o dia 18 de março e a iniciativa busca ampliar o acesso à educação e auxiliar aqueles que desejam obter a certificação do ensino médio. A prova nacional acontece no mês de agosto. 

A plataforma de estudos oferece mais de 200 aulas abordando todos os conteúdos que serão cobrados na prova. Com esse material, os alunos poderão compreender os conceitos e aprender as disciplinas de forma eficaz, desde que se dediquem aos estudos. As aulas estão disponíveis on-line, 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo flexibilidade no aprendizado.

As bolsas também são oferecidas aos colaboradores, seus familiares e comunidades dos territórios onde o Grupo Cyrela atua, como forma de ampliar suas oportunidades educacionais e profissionais. A iniciativa visa, a longo prazo, proporcionar novas possibilidades de crescimento e melhoria na qualidade de vida. “Nosso objetivo com essa iniciativa é proporcionar uma oportunidade para aqueles que não tiveram como concluir seus estudos na idade adequada. Acreditamos que a educação é a chave para transformar vidas e abrir portas para novas oportunidades”, destaca Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.

De acordo com dados divulgados em 2024, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos abandonaram os estudos antes de concluir a educação básica no Brasil. A maioria está na faixa de 18 a 24 anos (4,5 milhões). Entre os de 15 a 17 anos, 515 mil deixaram a escola, e na faixa de 25 a 29 anos, o número chega a 4,1 milhões. Do total, 63,7% não chegaram ao ensino médio, sendo que 39,4% não concluíram o fundamental e 24,3% finalizaram essa etapa. Entre os homens, o principal motivo para abandonar os estudos é o trabalho, enquanto entre as mulheres, prevalecem a gravidez e responsabilidades domésticas, como cuidar da casa, de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. 

Para participar da prova do ENCCEJA e se inscrever na bolsa para o curso preparatório, é necessário atender a alguns requisitos. O programa é destinado a jovens e adultos alfabetizados, com 18 anos ou mais, que não concluíram os estudos na idade adequada. Além disso, é necessário ter acesso à internet para acompanhar as aulas do curso preparatório. Os interessados podem se inscrever aqui. Para mais informações, acesse  www.institutocyrela.org.br.

(Assessoria de Imprensa)

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.