
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
No dia 22 de março, às 15h, a Temporada 2025 do Baccarelli traz um concerto da Orquestra Sinfônica Heliópolis ao ar livre no Sesc Itaquera, com entrada gratuita. O programa inclui algumas das mais icônicas melodias da música clássica, como o Bolero de Maurice Ravel, a Suíte nº 1 da ópera Carmen, de Georges Bizet, e a Valsa das Flores, de Piotr Ilyich Tchaikóvski.
Além dessas composições, o repertório contará com sucessos de compositores como Mikhail Glinka, Edvard Grieg, Johannes Brahms, Johann Strauss II e Jean Sibelius. A seleção foi cuidadosamente elaborada para agradar tanto aos amantes da música clássica quanto àqueles que desejam se aprofundar nesse universo.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis é o grupo artístico mais avançado do Baccarelli, e se destaca por ser o primeiro grupo sinfônico formado em uma favela no mundo. Reconhecida como uma das principais orquestras jovens do Brasil, ela representa a etapa final do processo de profissionalização dos músicos do programa de educação musical do Baccarelli, criado em Heliópolis. Sob a regência titular do maestro Isaac Karabtchevsky, a orquestra reúne jovens talentos que passaram por rigorosas audições, unindo a energia da juventude com a excelência da formação oferecida pelo Baccarelli.
O espetáculo será conduzido pelo maestro Paulo Galvão, que iniciou sua trajetória musical no Baccarelli como violinista, atuando na própria Orquestra Sinfônica Heliópolis. Galvão, que também é regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis, é um dos principais nomes da nova geração da música clássica brasileira. Sua formação inclui passagens pela Orquestra Experimental de Repertório, pela Academia de Música da Osusp e pela Academia de Música da Osesp, e ele atualmente é aluno de regência do maestro Isaac Karabtchevsky.
Sobre o Baccarelli
Fundado há mais de 28 anos, o Baccarelli é uma organização social sem fins lucrativos dedicada à promoção de educação, cultura e inclusão social. Com sede em Heliópolis, a instituição atende anualmente cerca de 1.600 alunos de forma gratuita, e também administra 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), além das atividades do Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs, expandindo o acesso à cultura e ao ensino em 23 territórios periféricos de São Paulo.
Para mais informações, acesse baccarelli.org.br.
(Redação Nota Social com informações da Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001