Projeto de doação de computadores beneficia jovens de ONGs

Nota Social
3 de fevereiro de 2025
  • Geral
Compartilhe

Embora tenha avançado nos últimos anos, a inclusão digital nas escolas públicas e ONGs ainda permanece desigual no Brasil. A constatação é apontada por estudo do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A pesquisa mostra que, embora quase 90% das instituições de ensino tenham conexão de internet, menos de 30% delas têm equipamentos para uso coletivo, limitando o acesso.

Atenta a esse cenário, a Brasilseg, uma empresa BB Seguros, faz doações de computadores, monitores, teclados e mouses dentro do projeto Doatech. Os equipamentos são utilizados em treinamentos e atividades educacionais em escolas públicas e ONGs. Novos HDs são instalados e somente os acessórios são reaproveitados. A doação é feita em parceria com a empresa FIBEXAV.

“Cada computador doado é uma janela que se abre para novas oportunidades, um passo em direção a um futuro com mais conhecimento e inclusão. Mais do que equipamentos, entregamos possibilidades: a chance de explorar, aprender e transformar realidades”, diz Amauri Vasconcelos, presidente da Brasilseg.

O projeto, que existe desde 2022, dessa vez fez doações de 136 equipamentos para duas instituições de Franca (SP) e duas na capital paulista. No dia 22 de janeiro, crianças beneficiadas pelas ONGs Associação Beneficente Vivenda da Criança e Projeto Arrastão estiveram na sede da Brasilseg, em São Paulo, para receber os computadores.

“O projeto permite criar ou fortalecer espaços de inclusão digital, oferecendo acesso à tecnologia e ao conhecimento essenciais no mundo hiper conectado. Os equipamentos permitem que os jovens acessem conteúdos educativos, explorem novas áreas de conhecimento, desenvolvam habilidades digitais e se conectem ao mercado de trabalho”, comenta Tiago Vieira, Diretor de Operações e Tecnologia da Brasilseg.

A reutilização de computadores também é uma maneira de contribuir com a sustentabilidade, reduzindo o descarte de equipamentos e diminuindo a quantidade de lixo eletrônico. A Brasilseg oferece ainda treinamentos para construção de aplicativos para celular, dentro do programa Juventude e Trabalho.

Nos próximos anos, a iniciativa poderá ser ampliada para outros estados. As entidades que participaram da seleção foram indicadas pela Secretaria Municipal da Educação de Franca e, no caso de São Paulo, são entidades parceiras do Programa Juventude e Trabalho que atendem jovens carentes em situação de vulnerabilidade. Cada local atendido atende entre 120 a 170 crianças e adolescentes.

(Assessoria de Imprensa)

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.