
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Neste mês de fevereiro, São Paulo inicia uma nova etapa para o desenvolvimento do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB), os Encontros de Escuta, realizados pela ONG Ação Educativa, que visam reunir representantes de toda a cadeia do livro e da leitura para construir propostas que servirão de base para a construção de políticas públicas mais consolidadas. Os Encontros começam pela capital paulista e contarão com a participação de estudantes, leitores, escritores, bibliotecários, mediadores de leitura, pesquisadores e demais interessados.
Os Encontros de Escuta seguem uma metodologia estruturada em duas etapas: uma fase inicial de sensibilização, seguida pela divisão dos participantes em grupos de discussão conforme os eixos do Plano Estadual. Os eixos são: Democratização do Acesso às Leituras e às Escritas, Fomento à Leitura e Formação de Mediadores, Valorização da Leitura e da Comunicação e Apoio ao Desenvolvimento dos Setores Criativos.
“A Ação Educativa tem um papel central na construção do PELLLB-SP, garantindo que o processo participativo seja amplo, diverso e efetivo. Nossa atuação na mobilização, divulgação e formação reflete o compromisso de assegurar que as vozes da sociedade civil sejam ouvidas na formulação de políticas públicas que ampliem o acesso ao livro, à leitura e à literatura. O PELLLB-SP é um passo essencial para que a leitura e a escrita sejam, de fato, direitos de todas as pessoas no estado de São Paulo”, afirma Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa, organização que coordena o desenvolvimento do plano.
Os interessados em participar podem se inscrever por meio de formulários que serão divulgados para cada um dos encontros. A formação da equipe de campo será coordenada por Celice Oliveira, que formará educadores populares da capital, interior e litoral do estado para contribuir com o processo.
“O Encontro de Escuta é uma oportunidade única para que diferentes agentes culturais possam colaborar na formulação de diretrizes que nortearão as políticas públicas de leitura no estado de São Paulo”, enfatiza Celice Oliveira.
Nessa primeira etapa, os encontros irão passar por 14 das 17 regiões administrativas do Estado de São Paulo. No mês de fevereiro, as cidades anfitriãs serão: Franca (11/02), Grande ABC (18/02), Santa Cruz das Palmeiras (18/02), Colina (18/02), Ubarana (19/02), Birigui (20/02), Sertãozinho (25/02) e São Bento do Sapucaí (25/02). No mês de março os municípios serão: Limeira (12/03) e São Carlos (15/03).
Em breve serão abertas inscrições para encontros nas seguintes cidades: Araraquara, Itapeva, Itu, Ribeirão Preto, Santos e Ubatuba.
Inscrições no site: https://acaoeducativa.org.br/
SOBRE O (PELLLB-SP)
O Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB-SP) surge com um propósito fundamental: assegurar, com a participação ativa da população paulista, a implementação de políticas públicas que promovam o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e à imaginação para todos.
A leitura e a escrita são direitos essenciais, não privilégios. Com essa premissa, o PELLLB-SP se estabelece como um compromisso voltado à construção de políticas públicas inclusivas, garantindo que todas as pessoas no estado de São Paulo tenham acesso à cultura e ao saber.
Esse plano é objeto do Projeto de Lei Nº 529/2023, protocolado na Assembleia Legislativa em abril de 2023. O PL prevê a elaboração do Plano de forma participativa e conta com o respaldo da Frente Parlamentar em defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Para viabilizar sua construção, foi formado um Grupo de Trabalho de Governança (GT), composto por mais de 20 organizações da sociedade civil, entidades de classe, movimentos de incentivo à leitura e representantes dos Poderes Executivo (secretarias de cultura e educação) e Legislativo do estado de São Paulo.
SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA
Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura, da juventude, da tecnologia e do meio ambiente na perspectiva dos direitos humanos.
Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Íntegra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população.
É sua missão a defesa de direitos educativos, culturais e da juventude, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001