
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A crise migratória global tem impactos significativos nas cidades brasileiras, e a capital pernambucana não é exceção. Para enfrentar esse desafio, a organização Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com o Fundo FICA, lança a Casa da Concórdia, uma iniciativa inovadora de aluguel social voltado a imigrantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade.
O projeto prevê a requalificação de um imóvel subutilizado no centro do Recife para oferecer moradia digna e acessível a cerca de 30 imigrantes, garantindo um ambiente seguro e adequado para sua integração na sociedade. O imóvel foi doado e a reforma contará com apoio de universidades, responsáveis pelo desenvolvimento da intervenção arquitetônica. Como resultado, serão entregues seis apartamentos destinados ao aluguel social para imigrantes selecionados com base em critérios de vulnerabilidade. As obras terão início em abril, com previsão de conclusão em novembro de 2025.
Além do acesso à moradia, o projeto inclui um plano de acompanhamento social que oferecerá suporte na regularização documental, aprendizado do português e inserção no mercado de trabalho. Com um orçamento estimado em US$ 200 mil, a iniciativa busca não apenas proporcionar moradia digna, mas também influenciar políticas públicas e incentivar soluções sustentáveis para habitação social no Brasil.
A falta de moradia adequada para imigrantes é um problema crítico, muitas vezes resultando em situações precárias e risco de despejo. A Casa da Concórdia pretende atender um grupo inicial de beneficiários e servir como modelo para outras cidades brasileiras interessadas em replicar a experiência do aluguel social.
Para Mohema Rolim, gerente de Programas da Habitat Brasil, a questão da moradia digna deve ser tratada como um direito básico. “Acreditamos que esse projeto tem potencial para transformar vidas, proporcionando segurança e estabilidade para que os imigrantes possam reconstruir suas trajetórias partindo de um pressuposto básico: uma moradia digna”, destaca.
Simone Gatti, diretora-presidente do Fundo FICA, reforça a importância da iniciativa. “Além de construir autonomia para as famílias, a Casa da Concórdia visa difundir a locação social como uma política necessária nas grandes cidades como Recife, oferecendo acesso à habitação bem localizada para quem não consegue adquirir a casa própria e precisa de acompanhamento social”, explica.
Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.
Sobre o Fundo FICA
Em atuação há 10 anos, o Fundo FICA é uma organização sem fins lucrativos que atua pelo direito à moradia, incidindo sobre políticas públicas e adquirindo e gerindo imóveis em São Paulo, com o objetivo de viabilizar Serviço de Moradia Social para famílias em situação de vulnerabilidade.
(Redação Nota Social com informações da Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001