
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Instituto Cultiva, organização não governamental voltada à educação para a cidadania e participação social, em parceria com o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), oferece o curso online e gratuito de aperfeiçoamento “Educação Escolar e Transtornos do Neurodesenvolvimento (TEA, TDAH, Deficiência Intelectual e Transtornos Específicos de Aprendizagem)”. De 15 de março a 05 de julho, a formação capacitará gestores escolares associados do SINESP para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas e atualizadas com base nos mais recentes avanços científicos da área. As inscrições estarão abertas até o dia 07 de março no site do SINESP.
Com carga horária de 180 horas, a formação será ministrada majoritariamente pela plataforma Moodle do Instituto Cultiva. Com somente dois encontros presenciais (inicial e final), todas as aulas online acontecerão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. A metodologia do curso será fundamentada na educação popular e nos princípios do educador Paulo Freire, proporcionando um ambiente de trocas de experiências e práticas escolares.
O número de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento tem crescido significativamente no Brasil. O Censo Escolar registrou um aumento de 280% no número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados entre 2017 e 2021. Além disso, dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) apontam que cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), enquanto o IBGE estima que mais de 2,6 milhões de pessoas possuem deficiência intelectual.
Diante desse cenário, para Micaela Gluz, Coordenadora de Educação do Instituto Cultiva, é essencial que os gestores escolares estejam preparados para oferecer um ensino inclusivo e eficiente. “Os números mostram que, além do aumento na identificação e intervenção em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, há também a necessidade de atualizar os processos e recursos pedagógicos nas gestões escolares das redes públicas. É de extrema importância que as gestões escolares acompanhem as atualizações para garantir um acolhimento adequado e o direito à educação para todos”, enfatiza.
Conteúdo Programático e Inscrições
Dividida em quatro módulos e com um total de 250 vagas disponíveis, a formação disponibilizará certificados de aperfeiçoamento de 180h emitidos pelo IFSP. As aulas ficarão gravadas para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo.
Para realizar as inscrições no curso “Educação Escolar e Transtornos do Neurodesenvolvimento” , acesse o site do SINESP.
Sobre o Instituto Cultiva
O Instituto Cultiva é uma ONG fundada em 2002 com foco na educação para a cidadania, participação social e gestão pública.
Para mais informações, acesse: institutocultiva.com.br
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001