
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A Associação Caatinga distribuiu mil vales-alimentação para famílias de comunidades rurais localizadas nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), em parceria com a SC Johnson, – principal fabricante global de marcas de consumo doméstico como OFF! e Exposis. As comunidades beneficiadas estão próximas à Reserva Natural Serra das Almas, uma área de 6.285 hectares gerida pela Associação Caatinga. Além dos vales-alimentação, a iniciativa incluiu a entrega de repelentes e sacos Ziploc, destinados a ajudar na prevenção de doenças transmitidas por insetos e na conservação de alimentos, respectivamente. O objetivo é garantir segurança alimentar, promover a saúde das famílias e fortalecer a economia local por meio do uso de cartões pré-pagos, válidos exclusivamente para a compra de alimentos em estabelecimentos da região.
Esta ação representa a quarta etapa do programa de doação de vales-alimentação. Desde 2021, a parceria entre a SC Johnson e a Associação Caatinga já possibilitou a distribuição de milhares de benefícios, impactando positivamente dezenas de comunidades.
“Essa atividade reflete nosso compromisso com a diminuição da vulnerabilidade socioeconômica, a segurança alimentar e a conservação do bioma Caatinga. Trabalhamos para atender às necessidades das famílias e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais da região” destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.
O histórico do programa mostra que, entre 2021 e 2022, foram distribuídas 4.400 cestas básicas. Em 2023, a transição para a distribuição de vales-alimentação permitiu o atendimento de mil famílias, número que se repetiu na última doação, concluída recentemente.
A SC Johnson tem uma história antiga e de muito respeito com a Caatinga brasileira – na década de 1930, a empresa estabeleceu a Fazenda Raposa para pesquisa da carnaúba e em 1998 apoiou a fundação da Associação Caatinga, referência na preservação do bioma.
Globalmente, a SC Johnson trabalha por um mundo melhor, mais saudável, mais sustentável e com mais oportunidades. No Ceará, a companhia foi peça fundamental para a criação da Associação Caatinga, que hoje preserva mais de 6 mil hectares de Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, desenvolve atividades de educação ambiental em mais de 40 comunidades e impacta cerca de 4.000 famílias. A SC Johnson também ajudou a fundar, ainda na década de 1960, a Escola Johnson, que hoje integra a rede pública de ensino e é referência na educação inclusiva. A Fazenda Raposa, fundada em 1937 pela SC Johnson com objetivo de fomentar a pesquisa sobre produção de cera a partir de palmeiras como a carnaúba, foi posteriormente doada à Universidade Federal do Ceará.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO CAATINGA
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001