
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
No dia 8 de fevereiro de 2025, o projeto Lente Social apresentará três documentários que narram as histórias de transformação promovidas por organizações sociais no Brasil. As exibições acontecerão no CEU das Artes 1° de Maio, em Osasco, com sessões às 10h30 e às 15h. A entrada é gratuita, e o evento contará com tradução em libras. Os ingressos são limitados e podem ser reservados através do site oficial do projeto.
Os filmes destacam o trabalho de três organizações: Instituto Âncora, Instituto ComViver e Instituto Arte na Lata, que têm impactado positivamente suas comunidades. O projeto também se distingue por sua abordagem inclusiva, ao envolver universitários de Cinema e Audiovisual, provenientes de contextos de vulnerabilidade social e financeira. O Lente Social foi idealizado pela M.AG Filmes e replicou a tecnologia social do Instituto Repartir, que tem como missão promover a inclusão produtiva de jovens de baixa renda no setor de comunicação, oferecendo não apenas capacitação, mas também oportunidades de trabalho e aprendizado prático.
O Lente Social busca fortalecer o empreendedorismo social e dar visibilidade a iniciativas que geram impacto real na sociedade, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento profissional desses jovens. Durante o período de produção, de junho a setembro de 2024, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender diretamente com profissionais do mercado audiovisual, atuando em funções como assistentes de produção, produção executiva e câmera. A experiência não apenas ampliou seu repertório técnico, mas também resultou em um portfólio concreto, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.
O projeto tem como foco a capacitação de jovens e a valorização de suas histórias, proporcionando uma experiência transformadora tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Para os estudantes, como Mare dos Santos, Ricardo Simão e Julia Lima, a vivência no set de filmagem elevou suas perspectivas e contribuiu para o fortalecimento de suas carreiras no audiovisual.
Sobre os Documentários:
O Lente Social é uma realização da M.AG Filmes, um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo 14/2023, do Ministério da Cultura, e tem como propósito não só capacitar jovens e gerar renda, mas também fomentar a produção audiovisual de impacto social.
Para mais informações sobre o Lente Social, acesse o site www.lentesocial.com.br ou pelo Instagram @projeto_lentesocial.
Sobre o Instituto Repartir
O Instituto Repartir é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 2021 com o objetivo de promover a inclusão social e a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da comunicação. Até hoje, a organização já capacitou mais de 50 jovens e beneficiou 35 organizações sociais em 15 estados, impactando diretamente milhares de pessoas.
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001