
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O retorno às aulas marca um momento de organização para pais e responsáveis, que precisam voltar à rotina escolar, incluindo na hora do preparo dos lanches dos alunos/alunas. Para quem tem restrições alimentares, esse processo pode ser desafiador, exigindo uma alta dose de criatividade e muita atenção na segurança de uma dieta adequada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo vivem com Doenças Raras, muitas diagnosticadas já na infância. No Brasil, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas vivem com essas condições, que frequentemente envolvem restrições alimentares severas, como intolerâncias, alergias ou metabólicas específicas como a Fenilcetonúria (PKU).
Com o objetivo de proporcionar refeições saborosas, o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, oferece a loja Divina Dieta, que apoia famílias com o desafio da alimentação restritiva.
“A alimentação vai além do aspecto nutricional, ela é também uma experiência social e afetiva, especialmente no ambiente escolar. Nosso objetivo é garantir que todas as crianças, independentemente de suas restrições, possam consumir lanches saborosos e inclusivos em seu dia a dia”, explica Mariana Ferra, supervisora da loja Divina Dieta do IJC.
Receitas que incluem pessoas com alimentação restritiva
A loja Divina Dieta oferece opções adequadas para diferentes condições alimentares como alergia ao glúten, intolerância à lactose e dietas de restrição de proteínas. Entre as sugestões disponíveis estão:
Lançado em 2013, a loja Divina Dieta tem um cardápio variado com alimentos sem glúten, leite, ovos, castanhas, amendoim e produtos de origem animal. Todas as opções são indicadas para pessoas com doença celíaca, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e, até mesmo, doenças metabólicas raras, como a Fenilcetonúria. Os produtos da Divina Dieta podem ser encontrados na loja física no IJC, no e-commerce, além de canais como WhatsApp, e-mail e telefone.
Saiba mais em: Divina Dieta | Instituto Jô Clemente
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br).
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001