
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A gestão eficaz das organizações da sociedade civil (OSCs) exige um profundo entendimento dos aspectos tributários, fiscais e contábeis que impactam essas entidades. Pensando nisso, a Rede Filantropia realizará o curso online “Principais Aspectos Tributários, Fiscais e Contábeis do Terceiro Setor”, que ocorrerá em quatro datas – 28 de outubro e 4, 11 e 18 de novembro, das 16 às 18 horas.
O curso busca capacitar gestores, advogados, contadores e lideranças de OSCs com conhecimentos cruciais para garantir o correto enquadramento fiscal e usufruir das imunidades e isenções tributárias previstas em lei.
O conteúdo programático é dividido em três módulos principais: aspectos tributários, contábeis e fiscais do Terceiro Setor. No módulo tributário, os gestores aprenderão sobre a configuração das OSCs, a fundação e associação, e os benefícios da imunidade e isenção tributária, além de entender as certificações e qualificações que garantem a conformidade legal.
No módulo contábil, o foco será nas instruções e normas aplicáveis, no reconhecimento correto de receitas e despesas, na contabilização das gratuidades e na elaboração das demonstrações contábeis. Já o módulo fiscal abordará os impostos indiretos (ICMS, ISS, ITCMD, PIS e Cofins), o IRRF sobre rendimentos de aplicações financeiras, as obrigações principais e acessórias, e os impactos da reforma tributária para as OSCs.
Quem ministrará o curso é Rogério Paganatto, economista, contabilista e sócio-diretor da Quality Associados. Com uma vasta experiência como consultor e assessor de organizações sociais desde 1987, ele também foi integrante do Neats – PUC-SP (Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor) e participou da equipe premiada pela LBA com o prêmio de Administração e Organização de Entidade de Assistência Social.
Para se inscrever, acesse: https://www.filantropia.ong/curso/aspectostributarios.
Fonte: Rede Filantropia
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001