
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A Região Nordeste do Brasil concentra mais da metade de sua população vivendo em condições de extrema pobreza, totalizando 54,6%, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É nesse cenário desafiador que a Instituição Amigos do Bem alcançou um marco significativo para a educação no país, conquistando a nota 9,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Escola Municipal Amigos Do Bem, localizada em Inajá, sertão de Pernambuco. Resultado que evidencia o impacto positivo das ações educacionais realizadas pela ONG, mesmo diante das limitações regionais.
Há uma década, a escola atingia uma nota de apenas 3,5 no IDEB, refletindo um cenário de abandono na região. A chegada dos Amigos do Bem em 2017 marcou o início de uma mudança significativa, elevando a nota para 7,1 em poucos anos. Após sete anos de trabalho e acompanhamento, a nota da escola alcançou a impressionante nota 9,2. Esse avanço demonstra o poderoso impacto da Amigos do Bem na educação e na vida de milhares de crianças e jovens.
“Ver o progresso dos nossos alunos ao longo dos anos é emocionante e reafirma o poder da educação como agente de mudança. Quando os Amigos do Bem começaram a trabalhar aqui, sabíamos que estávamos diante de um grande desafio, mas que seria possível transformar. A nota que alcançamos hoje, de 9,2, é mais do que um número; é um reflexo de vidas transformadas, de crianças que agora enxergam um futuro promissor.’’ Elilde Araújo Gomes, diretora da Escola dos Amigos do Bem.
Esse resultado é ainda mais notável quando comparado à média nacional do IDEB 2021 de 5,8 para o Ensino Fundamental, com uma média de 7,1 no ensino privado e 5,5 no público. No contexto nacional, a maior nota do IDEB 2021 para escolas particulares foi de 7,4 no Distrito Federal, enquanto no ensino público foi de 4,6 no Paraná. O feito da escola no sertão de Pernambuco, uma região historicamente marcada por grandes desafios, supera até mesmo as notas alcançadas em estados mais desenvolvidos e com maior infraestrutura.
A Amigos do Bem mantém quatro escolas de tempo integral e quatro Centros de Transformação (CTs) no sertão nordestino, distribuídos entre Alagoas, Ceará e Pernambuco. Com um total de 84 mil horas de ensino oferecidas a mais de 10 mil alunos, essas iniciativas têm um impacto significativo nas vidas dos estudantes. Além disso, a organização disponibiliza uma frota de quase 100 ônibus escolares e 6 refeições por dia por aluno, para não precisem de percorrem diariamente até 30 quilômetros para chegar nos povoados mais distantes e ajudar aqueles que passam por maior vulnerabilidade social.
O trabalho da OSC também abrange a implementação do Ensino Integral, o atendimento individualizado para alunos com dificuldades específicas e um foco intensivo na alfabetização na idade correta. O suporte contínuo de parcerias estratégicas tem sido essencial na organização curricular e na elaboração de aulas mais engajantes, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos últimos anos, o Nordeste tem se destacado nas avaliações educacionais brasileiras, refletindo uma crescente melhoria na qualidade da educação na região.
Sobre a ONG Amigos do Bem
A ONG Amigos do Bem, fundada em 1993 por Alcione Albanesi, é hoje uma das maiores iniciativas sociais do Brasil. Atuando no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará, a organização impacta regularmente mais de 150 mil pessoas, com projetos focados em educação, geração de renda, saúde, habitação e acesso à água. A missão da ONG é quebrar o ciclo de pobreza e oferecer novas oportunidades para mais de 10 mil crianças e jovens. A Amigos do Bem acredita no poder transformador do voluntariado e busca expandir seu modelo de sucesso para erradicar a pobreza em outras regiões do Brasil e do mundo.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001