
O Projeto Pajubá, uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira de ONGs (Abong), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) em parceria com a ONG internacional Luminate, entrou em sua segunda fase de atividades. O projeto visa fortalecer ONGs LGBTQIAPN+ em todo o Brasil, após identificar os principais desafios e demandas enfrentados por esses coletivos.
Esta fase inclui uma série de ações destinadas a entender as necessidades regionais das ONGs, fornecer a formação de liderança, facilitar a captação de recursos e promover a sustentabilidade do trabalho desenvolvido pelos coletivos em todo o país. Entre essas iniciativas, destaca-se o planejamento para fornecer assistência jurídica gratuita às organizações que necessitam, adaptando os conteúdos da Abong às suas realidades específicas.
Além disso, está prevista a oferta de serviços de consultoria para avaliação e acompanhamento financeiro e institucional das ONGs, com atendimento da Antra e ABGLT, também de forma gratuita. Essas medidas surgem após a divulgação do Diagnóstico das Organizações LGBTQIAPN+ no Brasil, uma pesquisa que entrevistou 88 instituições em todo o país, destacando as dificuldades enfrentadas por elas, como a dependência de autofinanciamento e a captação de recursos.
O estudo foi apresentado em um seminário em São Paulo e reuniu pesquisadores, ativistas, personalidades políticas e representantes de organizações LGBTQIAPN+. Durante o evento, houve debates sobre os desafios enfrentados pelas organizações e a importância de políticas públicas específicas para apoiá-la. Nas mesas, líderes do movimento discutiram estratégias para fortalecer as organizações e atender às suas demandas específicas.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001