
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, momento em que as causas voltadas para a comunidade ganham maior visibilidade. Segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), 20 milhões de brasileiras e brasileiros se identificam como pessoas LGBTQIA+. Nesse sentido, as organizações sem fins lucrativos vem para auxiliar essa população e combater as dificuldades enfrentadas por ela o ano todo. Entre as ONGs, estão: a Aliança Nacional LGBT+, a TODXS, o Instituto + Diversidade, a Casa 1, a SOMOS e a LGBT+ Movimento.
Aliança Nacional LGBT+
A Aliança Nacional LGBT+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Passando a atuar como uma rede em 2009, inicialmente na forma de uma lista de discussão na internet, defende os direitos humanos e cidadania, em especial da comunidade LGBTI+ em âmbito nacional, por meio de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. Ainda, atua com pessoas LGBTI+ e aliadas, bem como com outras organizações. Para conferir mais sobre a OSC, acesse: https://aliancalgbti.org.br/.
TODXS
A TODXS é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTI+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. O trabalho desenvolvido tem como objetivo empoderar a comunidade, educar a sociedade e mudar as estatísticas, transformando Brasil em um país livre de discriminação. Seus principais projetos são: TODXS Embaixadorxs; TODXS Conecta; TODXS Impacto; TODXS Consultoria; e TODXS Pesquisa. Acesse o site da ONG para saber mais sobre cada um deles: https://www.todxs.org/.
Instituto + Diversidade
Com foco na mobilização de recursos para apoiar projetos de empoderamento profissional da comunidade LGBTQIA+, o Instituto + Diversidade é uma ONG que dispõe de uma incubadora de novos negócios empreendedores, programas de mentoria e coaching, projetos de empregabilidade e geração de renda para pessoas trans e parcerias com outras ONGs e casas de acolhimento. Para saber mais, confira: https://www.institutomaisdiversidade.com.br/.
Casa 1
A Casa 1 foi fundada em 2017, a partir de um financiamento coletivo e funciona como uma república para pessoas expulsas de casa devido a sua orientação sexual ou identidade de gênero. Hoje, a organização abriga cerca de 380 jovens LGBT+. A ONG oferece atendimento psicológico e psiquiátrico continuado, e possui também o Galpão Casa 1, um centro cultural com atividades culturais e educativas à comunidade LGBTQIA+. Acesse https://www.casaum.org/ para saber mais.
SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade
A Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade é uma ONG da sociedade civil que foi fundada em 2001 e tem como missão trabalhar por uma sociedade diversificada e democrática por meio da afirmação de direitos. A instituição realiza ações transdisciplinares, com foco nos direitos sexuais e reprodutivos, a partir das áreas de saúde, justiça, educação, assistência social, cultura e comunicação. Realiza também palestras e oficinas, e tem projetos de prevenção a ISTs/HIV/aids voltados à população jovem. Acesse o site da organização para saber mais sobre o trabalho: https://www.somos.org.br/.
LGBT+ Movimento
A LGBT+ Movimento é uma organização de base comunitária atuante desde 2017 que acolhe e cuida de pessoas migrantes e refugiadas LGBTQIA+, promovendo a sua integração e autonomia no Brasil. A ONG busca criar estratégias de integração para cada pessoa atendida individualmente, com projetos e parcerias em áreas como empregabilidade, regularização migratória, acompanhamento psicológico, inserção em políticas públicas, moradia social e segurança alimentar. Também, dispõe de atividades de conscientização em abrigos para migrantes, bem como em empresas, além da elaboração de pesquisas e materiais sobre o assunto. Para saber mais sobre a atuação da organização, acesse: https://lgbtmaismovimento.com.br/.
(Amanda Maciel e Rafaela Eid, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001